Descrição:
O Instituto de Economia da UNICAMP foi criado em 1984 e tem por finalidade a promoção do ensino e da pesquisa na área de Economia. Originou-se do antigo Departamento de Economia e Planejamento Econômico (DEPE), que integrava o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Suas primeiras atividades, desenvolvidas entre 1968 e 1970, consistiram na realização de cursos de planejamento econômico em nÃvel de pós-graduação.
A experiência adquirida com esses cursos possibilitou dar inÃcio, em 1970, ao Curso de Graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas, que vem sendo ministrado ininterruptamente até o presente. Em 1974, teve inÃcio o curso de Pós-Graduação em Economia em nÃvel de Mestrado e em 1977, foi inaugurado o curso de Doutorado em Economia. A partir de 1991, foram introduzidas áreas de concentração no curso de Doutorado: História Econômica, Teoria Econômica, PolÃtica Econômica (com três sub-áreas: PolÃtica Macroeconômica, PolÃtica Industrial e PolÃtica AgrÃcola) e PolÃtica Social. Além desses, o Instituto mantém um curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo e cursos de Extensão nas áreas de Economia e Administração.
Ao lado dos cursos regulares, o Instituto de Economia desenvolve linhas de pesquisas aplicadas, destacando-se agricultura, economia industrial e da tecnologia, estrutura industrial, pequenas e médias empresas, concentração e disparidades regionais, emprego e salários, financiamento do setor público, sistema financeiro e polÃticas sociais, tendo até o presente realizado mais de uma centena de projetos de pesquisas em convênio com outras instituições, sem mencionar diversas pesquisas individuais ou em equipes, realizadas com recursos próprios.
As atividades de ensino e pesquisa do Instituto de Economia da UNICAMP estão hoje a cargo de um corpo docente composto por 106 professores, dos quais 17 se encontram afastados (exercendo mandato polÃtico ou cargo no setor público). O Instituto de Economia conta ainda com 9 professores colaboradores e 61 funcionários, entre estes, alguns pesquisadores vinculados aos centros de pesquisa. |