Descrição:
O IFCH teve sua origem no Departamento de Planejamento Econômico e Social, criado por Zeferino Vaz em 1968, nos tempos pioneiros da implantação da Unicamp.
Até 1975, o IFCH abrigava três departamentos: o DEPE (Departamento de Economia e Planejamento Econômico), o DCS (Departamento de Ciências Sociais) e o DEL (Departamento de LingüÃstica). O IFCH, portanto, está na origem do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), criado pelo desmembramento do DEL em 1976, e do Instituto de Economia (IE), criado pelo desmembramento do DEPE em 1984.
Desde 1978, o IFCH passara a contar também com o Departamento de Filosofia (DF) e o Departamento de História (DH). Em 1991, com o desmembramento do DCS passou a ter cinco departamentos, com a criação do Departamento de Antropologia (DA), do Departamento de Ciência PolÃtica (DCP) e do Departamento de Sociologia (DS). Em 2005 foi criado o Departamento de Demografia, passando assim a ter a atual estrutura com 06 Departamentos.
Com essa estrutura departamental, o IFCH oferece, anualmente, 180 vagas em cursos de Graduação, sendo 30 vagas no curso de Filosofia, 40 vagas no curso de História e 110 vagas nos cursos de Ciências Sociais, das quais 55 vagas no perÃodo integral e 55 vagas no perÃodo noturno.
Acompanhando a consolidada vocação da Unicamp para a formação de pesquisadores, o IFCH oferece também os seguintes programas de Pós-graduação: Doutorado em Ciências Sociais, Doutorado e Mestrado em Antropologia Social, Doutorado e Mestrado em Ciência PolÃtica, Doutorado e Mestrado em Demografia, Doutorado e Mestrado em Sociologia, Doutorado e Mestrado em Filosofia, Doutorado e Mestrado em História, Doutorado em Ambiente e Sociedade, além do Mestrado Interinstitucional em Relações Internacionais.
Cursos:
# Ciências Sociais
# Filosofia
# História |